quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe Suína (ou inlfuenza A H1N1)


Não sou nehuma autoridade em vigilância sanitária e muito menos profissional da área de saúde, portanto a opnião que vou epressar neste post e somente isso, uma opnião. Feito este aparte, vamos lá.
Claro que estou procupada com a disseminação deste novo vírus em nossa sociedade, mesmo porque tenho filhos e uma mãe idosa. Temos sim que ter cautela e ser mais rigorosos com nossos hábitos de higiene e procurar evitar situações de risco (aglomerações, ambientes fechados, viagens para locais onde a epidemia já se instalou, etc).
BUT, HELLOO! As cenas de pânico que tenho visto na mídia e mesmo nas ruas, são ridículas, para dizer verdade, seriam cômicas se não fossem trágicas.
Pessoas andando de máscaras nas ruas, escolas que adiam por várias vezes o início das aulas. Hoje, no ponto de ônibus, duas jovens senhoras estavam de máscaras, o trágico e que com elas tinham duas crianças de no máximo três anos de idade que brincavam refesteladas no chão, sem qualquer receio de manterem contato com as bactérias e vírus daquele chão de ponto de ônibus!
Não é só a gripe suína que mata, nos rincões e também nos grandes centros deste país, APOSTO que continua morrendo muita mais gente de meningite, sarampo, doença de chagas, tuberculose, pneumonia, infarto, fome, miséria, etc e, pasmem, NENHUMA LINHA DA MÍDIA SOBRE ISSO. O que dá IBOPE é a nova gripe. Então a gente conclui que o problema não é as pessoas estarem doentes ou morrendo, o legal é ficar contando quanta gente foi contaminada, quantos morreram em decorrência do novo vírus. E os vírus e bactérias velhos? Ah!, esses não dão manchete!
Volto a afirmar, a nova gripe é motivo de preocupação sim! Mas não adianta esse clima de alarmismo e pânico gerado pelos números noticiados diariamente, o que importa e que as autoridades gestoras da saúde pública se preparem para tratar os casos da nova gripe que surgirem, mas se a cada espirro, a cada tossida, todo mundo correr para o posto de saúde ou para o hospital, estaremos contribuindo para o caos, que diga-se de passagem falta muito pouco (será?) para se instalar na saúde pública deste país. Não acreditem em tudo que vira notícia, procurem pesquisar e se informar sobre as formas de transmissão e de prevenção.
Cuidados com a higiene, boa alimentação, lugares arejados e bem ventilados, informação de qualidade e muito bom senso.
Caso se verifique os sintomas da gripe suína procure um médico, mas enquanto isso, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Para quem quiser se informar mais este site é bem completo.

www.combateagripesuina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário