terça-feira, 4 de agosto de 2009

Quarto lugar!


Neste domingo, assitindo as finais do campenonato de Roma de esportes aquáticos (pela TV a cabo), foi inevitável divagar sobre a dor e a delícia o quarto lugar.
Ao ver a fisionomia inegavelmente triste do Thiago Pereira ao sair da prova de 400 medley que terminou em quarto lugar. Ninguém perguntou para ele como era a emoção de bater mais um recorde sul-americano (que já era dele), ou como era a satisfação de melhorar seu tempo em quase 3 segundos mesmo após uma lesão ocorida em maio e que o deixou fora dos treinamentos por quase 1 mês. Mas, (sempre o mas) vários jornalistas o procuraram para saber o que deu errado, por que mais uma vez o quarto lugar (pra quem não se lembra essa foi sua colocação nas olimpíadas e na prova anterior de 200 medely).
Naquele momento fiquei admirada do controle e educação que aquele menino de 22 anos demonstrou. Ele falou sobre a dificuldade de treinar lesionado, apontou algumas falhas em suas transições de nado e falou em perseverança, em foco e dedicação no treinamento, agradeceu aos seus treinadores e despediu-se com um belo sorriso no rosto. Um sorriso de alguém que saiu de um país com nenhum apoio ao esporte olímpico e com uma dose enorme de esforço pessoal tem conseguido resultados MARAVILHOSOS.
Não resisto comentar que esta atitude é totalmente diferente daquele lateral mimando, que infelizmente veste o manto sagrado do mengão, que nesse fim de semana nos proporcionou a mais lamentável das cenas ao xingar a torcida na comemoração de um gol por que tinha sido vaiado em função de seu desempenho pífio em relação à sua remuneração absurda.
Sabe-se lá o que é ser quarto lugar numa olimpíada, num mundial? É ser o quarto melhor no mundo naquela prova, e isso não é pouco não!
O Thiago Pereira faz parte de uma nova geração de nadadores, que cresceram vendo Gustavo Borges, Xuxa entre outros iniciarem o interesse popular pela natação. Mas o interesse só nasce com o êxito, então foram necessárias várias medalhas olímpicas e mundiais para que o povo brasileiro percebesse: YES, NÓS TEMOS NADADORES! e mais: YES, NÓS TEMOS ATLETAS QUE REPRESENTAM O PAÍS COM ORGULHO E EDUCAÇÃO!
Não sou contrária ao apoio dado ao futebol no Brasil, acredito, sim, que somos a pátria de chuteiras e defendo a supremacia brasileira nos gramados mundiais. Mas fico envergonhada com a falta de apoio aos outros esportes, a falta de conhecimento e de divulgação dos feitos esportivos de nossos atletas. Tudo o que se sonha é que o esporte olímpico seja tratado com dignidade e respeito e que os atletas sejam reconhecidos pelo esforço e pela dedicação. A prática do esporte olímpico na infância é o grande responsável por manter várias crianças longe das influência do tráfico, do trabalho escravo e pela formação cidadã de várias gerações. Ressalte-se que esse trabalh é desenvolvido em sua maior parte sem qualque appoio governamental ou das confedeações esportivas.
O Thiago Pereira saiu da piscina na frente de franceses, japoneses, canadenses e outros, que tem toda estrutura de formação de atleta no país de origem. Thiago, Cielo eoutros tem de abrir mão do convívio com a família e amigos para passar temporadas treinando em outro país se quiserem manter bons resultados.
Por enquanto a vitória dos nadadores nas piscinas são vitórias individuais, são resultado conseguidos com base no investimento e suor de famílias, de amigos e poucos clubes. Nada tem a ver com investimento de um governo, de uma nação, ou de uma confederação.
PARABÉNS THIAGO, VOCÊ O QUARTO MELHOR DO MUNDO! Orgulhe-se disso! Como diz sua mãe: VAI THIAGO!!!!!!!!!!
Parabéns atletas brasileiros vocês são todos campeões!

2 comentários:

  1. Lindo texto, de verdade. Consegui sentir o que tu pretendias passar para quem o lesse e o divulguei (com os merecidos créditos) no blog ThiagoPereiraFan.zip.net .

    ResponderExcluir
  2. Valeu Su, obrigada pelo crédito e pelo comentário.

    ResponderExcluir