quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Preto e branco


Detesto essas pessoas que afirmam que quando eram mais jovens, ou crianças tudo era diferente e era melhor. Normalmente começam suas falas com expressão: "No meu tempo ..."
Mas uma coisa tenho que admitir, acho que a alguns anos atrás o mundo era mais fácil de ser entendido.
Por exemplo: Na guerra fria, você era favorável aos ianques ou aos comunistas; futebol era admirado pela arte; ladrão era ladrão; vítima era vítima; política era arte para poucos; oposição ou situação (PMDB ou ARENA); ter um diploma universitário fazia diferença; para ser músico tinha que ter talento; para ser ator idem; para ser escritor tinha que ter idéias; as crianças respeitavam os pais, os professores e eram eram respeitadas por eles; a polícia impunha respeito. Enfim, preto era preto e branco era branco.
Hoje a coisa é mais complicada.
Roman violentou uma menina de13 anos (ela disse não várias vezes). Ah, mas já passou tanto tempo! Ah, a vítima perdoou! Ah, era outra época, outros costumes! Ah, é o Polanski! E daí? Continua estuprador. Espero que seja responsabilizado pelos seus atos. E já vai tarde! Mas, tem quem defenda.
Honduras está sofrendo com uma crise política com direito a golpe de estado e estado de sítio. Mas o que o Itamaraty tem a ver com isso? Por que Zelaya está na embaixada brasileira? Alguém pode me explicar? O Brasil já tem problemas demais e soluções de menos.
A Venezuela sofre com um regime politico absolutista, do tipo que fecha canais de televisões e rádios que fazem oposição ao governo, no entanto o mesmo Itamaraty recebe afagos chavistas. Por que a liberdade hondurenha vale mais? Não sei, não entendo.
Os cubanos relatam os horrores de viver sem liberdade, sem emprego, sem dignidade e o Itamaraty e representantes do poder executivo consideram Fidel um ícone da esquerda mundial! Leiam o blog http://www.desdecuba.com/generaciony/, leiam os relatos de quem está lá! De quem conhece o regime de dentro e não apenas em teoria.
Um terrorista italiano pede asilo ao Brasil, e é concedido. Por quê? Não houveram mortos, não foi um ato terrorista? Cabe a nos julgar?
Alunos espancam professores, professores levam alunas para motéis.
Políticos roubam descaradamente e não largam o osso, e muito menos são processados ou julgados por seus atos.
Policiais se envolvem com traficantes. E os cidadãos não tem a quem recorrer!
Enfim, surgiram muitas nuances de cinza entre o preto e o branco.
Tenho que reaprender a enxergar o mundo!

6 comentários:

  1. está 'tudopeloavesso'. então, me sinto nua... estranha. mas, não concordo, sei disso.

    ResponderExcluir
  2. É...o mundo está assim mesmo...e a 'tendência' é que essas nuances aumentem cada vez mais...complicado...

    ResponderExcluir
  3. fico feliz com a visita de vocês, obrigada!

    ResponderExcluir
  4. eu acredito que o mundo esteja cada vez melhor.
    cazuza disse, há muitos anos, óbvio, e eu repito: o mundo está cada vez melhor, só precisamos de menos fome e mais cultura.
    e daí que o Brasil da asilo a um terrorista? pior era quando apoiavamos hitler! percebe?
    tem problema? tem absurdo? tem aberração? tem, tem tudo isso, mas já foi muito pior, gente!

    ResponderExcluir
  5. eu acredito que o mundo esteja cada vez melhor.
    cazuza disse, há muitos anos, óbvio, e eu repito: o mundo está cada vez melhor, só precisamos de menos fome e mais cultura.
    e daí que o Brasil da asilo a um terrorista? pior era quando apoiavamos hitler! percebe?
    tem problema? tem absurdo? tem aberração? tem, tem tudo isso, mas já foi muito pior, gente!

    ResponderExcluir
  6. Muito do que parecia não existir antigamente, simplesmente veio à tona hoje em dia, porque tudo é mais divulgado, a velocidade das informações aumentou muito, até por conta da internet! Tomamos conhecimento de tudo em detalhes...

    Eu odeio gente que fica dizendo que na época dela era bom... Affe! Já até coloquei isso num post! Acho que tudo melhorou... ahaha... Se não melhorou ficou diferente... ahahah

    A única coisa que realmente sinto falta da época que tinha meus 15 anos, é que a violência era bem menor... Isso era mesmo... Massss, nada é perfeito...

    Obrigada pela sua visita!

    Beijocas

    ResponderExcluir