sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Degeneração Córtico-Basal - convivendo...

A velhice é uma época triste da vida! Pronto, falei.
Minha mãe agora já apresenta muita dificuldade para fala e deglutição e embora a gente ainda perceba que o cérebro dela reconhece as coisas e pessoas ao seu redor, fica a maior parte do tempo dentro da jaula que seu corpo se transformou. A tristeza que sinto de vê-la assim não tem como descrever, nem explicar. O sentimento de impotência e de desespero às vezes, me machuca, me deixa sem rumo, sem palavras, sem ação.
Queria muito poder guardar apenas as recordações boas da minha mãe. Preservar apenas os casos engraçados e os momentos de carinho e sabedoria que ela compartilhou comigo. Até as broncas, as brigas, a vida que vivemos e não a que sobrevivemos...
A doença dela trouxe pra mim uma solidão que não consigo dividir. Não uma solidão constante mas em momentos, quando me permito pensar e divagar sobre a injustiça disso tudo...
Cara! É foda!
É mais difícil de aceitar a situação quando não existe um porquê, uma forma de evitar...
Nesse momento acredito que ninguém consegue se preparar para ver as pessoas que ama envelhecerem. Não tem como se preparar para a decadência física, mental e psicológica daqueles que sempre foram o porto seguro de nossas vidas. Daqueles que sempre nos deram segurança e que a gente sabia que por pior que fosse a bronca, maior seria o amor!
Com sinceridade, não há uma fórmula para conviver com isso tudo! Acredito que se a gente que, vive essa situação, conseguir se manter saudável, física e mentalmente, alcançamos o objetivo principal de tornar o dia a dia o menos penoso possível para o doente e para as pessoas que convivem com ele.
De verdade, tô tentando!

2 comentários:

  1. Ruy Carlos Bernardelli de Godoy16 de fevereiro de 2011 às 12:07

    Eu tenho DCB, mas até agora não fiquei na jaula.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ruy, to respondendo por aqui pq não encontrei seu e-mail. Desculpa se de alguma forma te ofendi ou fui muito dura... Não foi minha intenção. Se quiser, pode enviar e-mail pra mim. Podemos aprender juntos sobre a DCB.

    ResponderExcluir