quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

É puro pitaco!


Olha, eu realmente não acompanho o BBB10. Não por que eu ache que é um programa vazio culturalmente ou que não acrescente nada de significativo aos espectadores. Eu sou da geração que ouvia "tindolele-nheconheco-xiquexique-balance" ou então, em outra época "its raining man, aleluia, its raining man"! Realmente, não tenho envergadura cultural para qualquer tipo de crítica!
No entanto, sou blogueira fanática, e quase todos os blogs que acompanho fazem comentários sobre o programa e seus participantes, além disso, meus filhos e meus colegas de trabalho assistem e sempre falam sobre o que ocorre na casa e a internet traz várias notícias, todo o tempo.
Não tenho intenção de ofender ninguém, então se alguém discordar de mim, pode comentar, democraticamente, aqui é um espaço para livre expressão desde que preservados alguns valores, principalmente o respeito.
Como mostro no título deste post, o que estou escrevendo agora é puro pitaco, por que não vi nada e não sei, de conhecimento próprio, de nada.
Mas pelo que ouço, não gostaria que meu filho se tornasse um homem com os valores desse tal de Dourado. O cara se acha a última coca-cola do deserto, seu entendimento é o correto e o que difere disso ou tá errado ou é falso.
Tá, o cara é autêntico, tem personalidade forte, se posiciona diante das polêmicas. Mas o cara rejeita tudo o que não está de acordo com o seu pensamento. Se ele é homofóbico, eu não sei. Mas é fato que ele se posiciona dessa forma. Tipo "não tenho preconceito contra gay, desde que eles vivam em outro mundo que não o meu e, não comentem comigo sobre isso".
Eu particularmente sou contra qualquer tipo de preconceitos, acho que existem pessoas boas e pessoas ruins, independentes de qualquer outra coisa.
Poxa vida, num país culturalmente, socialmente e racialmente complexo e mestiço como o nosso ainda existem preconceitos! Incrível! Numa época globalizada, acelerada e louca como a que vivemos ainda se discriminam pessoas por que são, pensam ou agem diferente da maioria! Grotesco!
Alguém já disse que os canalhas também envelhecem, e eu completaria e nascem brancos ou pretos, gays ou héteros, gordos ou magros, ricos ou pobres, feios ou bonitos. Mas continuam sendo canalhas! Concordo até que ninguém é totalmente bom ou completamente ruim. É verdade! Mas é importante perceber o que a pessoa proporciona aos que vivem à sua volta, seus efeitos são preponderantemente bons ou ruins nos outros?
De minha parte, tento mostrar aos meus filhos que o preconceito não consegue conviver com os principais valores das relações humanas: o respeito e o amor. E sem respeito ou amor, a humanidade não sobrevive.

Um comentário: